sábado, 28 de novembro de 2009

Buracos negros gigantes

Um estudo feito nos Estados Unidos propõe uma nova teoria para a formação de buracos negros "supermassivos", com massas milhões ou até bilhões de vezes maiores que a do Sol, sugerindo que eles se formaram em "casulos" de gás dentro de estrelas.
O estudo, da Universidade do Colorado, na cidade de Boulder, apresenta uma alternativa à teoria mais aceita hoje em dia sobre a formação desses eventos cósmicos, a de que eles surgiram a partir da união de um grande número de buracos negros pequenos.
O astrônomo que liderou o estudo, Mitchell Begelman, analisou os buracos negros surgidos a partir de estrelas supermassivas surgidas nos primórdios do universo.
buraco negro M33 X-7v
© NASA (buraco negro M33 X-7v)
Segundo ele, em alguns casos, o núcleo dessas estrelas entra em colapso, formando buracos negros, que devido ao tamanho dessas estrelas, já nascem maiores que buracos negros comuns.
Em um segundo estágio de formação, esses buracos negros passam a engolir a matéria ao redor, dentro da estrela, formando um "casulo" e inchando até engolir o que restou do material que formava a estrela.
"O que é novo aqui é que acreditamos ter encontrado um novo mecanismo relativamente rápido de formação desses gigantes", disse Begelman.
Os buracos negros são objetos cósmicos extremamente densos formados, acredita-se, pelo colapso de estrelas, e com um campo gravitacional tão forte que nada, nem mesmo a luz, é capaz de escapar da sua atração.
Esses eventos não podem ser detectados diretamente pelos astrônomos, mas sim por sinais como movimento de matéria estelar girando em torno deles.
Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário