quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Encontrado "esqueleto cósmico" do Universo

Uma gigantesca concentração de galáxias, que se localiza a sete bilhões de anos-luz da Terra, foi descoberta por uma equipe de pesquisadores do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês). As galáxias estão interligadas através de filamentos, com milhões de anos-luz de extensão, criando gigantescas estruturas que assemelham a formação a uma espécie de "esqueleto cósmico", segundo os astrônomos.
esqueleto cósmico
© ESO
O achado foi possível graças à combinação de dados dos telescópios VLT, no deserto do Atacama (Chile), e do Subaru, no Observatório Mauna Kea (Japão).
De acordo com os cientistas, as galáxias estão encaixadas umas com as outras enquanto imensos agrupamentos cósmicos se formam em suas intersecções, alimentando-se de matéria escura. As dezenas de grupos de galáxias que rodeiam o cúmulo principal, cada uma delas é dez vezes mais maciça do que a Via Láctea, onde se encontra nosso planeta, e algumas até mil vezes mais.
"A matéria não está distribuída de forma uniforme no universo. Em nossa 'vizinhança cósmica', as estrelas formam galáxias e as galáxias formam  conglomerados", explicou Masayuki Tanaka, responsável pelo estudo. "A teoria mais aceita é que a matéria também pode se acumular nas chamadas 'redes cósmicas'", afirmou.
Os cientistas tentam agora determinar como nascem estes agrupamentos. Apesar de grandes estruturas deste tipo terem sido observadas perto da Terra, ainda não existiam provas sólidas de sua existência em regiões distantes.
Conforme o ESO, a descoberta permitirá aos investigadores aprofundar o conhecimento da rede de galáxias no universo. Para esclarecer este "esqueleto cósmico", o grupo de astrônomos mediu a distância que separa a Terra de 150 galáxias, obtendo uma reconstrução tridimensional da estrutura.
O estudo foi publicado no Astronomy & Astrophysics Journal. Em nosso entorno cósmico, as estrelas se formam nas galáxias e estas, por sua vez, formam grupos e cúmulos de galáxias em forma de filamentos. O último filamento localizado está a cerca de 6,7 bilhões de anos-luz de distância da Terra e se estende por pelo menos 60 milhões de anos-luz.
A estrutura recém descoberta provavelmente se estende além do campo investigado pela equipe. Por isso, já foram planejadas novas observações para obter uma medida definitiva de seu tamanho.
Fonte: ESO (Observatório Europeu Austral)

2 comentários:

  1. é muito distante e no é muito dificil imaginar essa distancia e como eles conseguem ver algo tão longe, e o universo é finito!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa comida é naturalmente boa para os que sabem o que estão comendo. Um bom conhecimento é como esse prato delicioso que sacia a sede de saber das pessoas que sabem o que estão comendo. A porta do saber está aberta a quem quer saber. Mas nem todos os que entrarão saberão que prato pedir. Quando pedem o prato errado, ainda acham-no ruim...

    Não seria espanto ver que a capacidade de consciência humana vai aquem do que muitos podem imaginar. E a forma como se descobrem as coisas nos leva a fascinantes mundos. E coisa sobre coisa nos é apresentada que nos traz um belo prato de "delicias" do saber.

    É um prazer indescritível saber estas coisas. Para mim, o conhecimento apresentado aqui é de um sabor indescritível. E um sobre o outro me leva à ainda mais fome de saber, de conhecer, de ver e me deliciar.

    Não conhecia este blog. Mas agora vou ser assíduo leitor desta página de conhecimentos deliciosos...

    ResponderExcluir