quarta-feira, 17 de março de 2010

Anãs brancas excedem o limite de massa

Uma equipe internacional, liderada pela Universidade de Yale mediu, pela primeira vez, a massa de um tipo de supernova que se pensava pertencer a uma subclasse única e confirmou que ultrapassa o limite superior de massa. A descoberta será publicada numa edição futura da revista Astrophysical Journal, e pode afetar o modo como os cosmólogos medem a expansão do Universo.
SN 1572
© NASA / JPL-Caltech (SN 1572)
Os cosmólogos usam as supernovas Tipo Ia - violentas explosões de núcleos de estrelas mortas denominadas anãs brancas - como uma espécie de régua cósmica para medir a distância à galáxia da supernova e, como tal, compreender o passado e o futuro da expansão do Universo e explorar a natureza da energia escura. Até recentemente, pensava-se que as anãs brancas não podiam exceder o que é conhecido como o limite de Chandrasekhar, uma massa crítica equivalente a cerca de 1,4 vezes a massa do Sol, antes de explodirem numa supernova. Este limite uniforme é um instrumento importante na medição da distância das supernovas.
Desde 2003, foram descobertas 4 supernovas tão brilhantes que os cosmólogos ficaram na dúvida se as suas anãs brancas tinham ultrapassado o limite de Chandrasekhar. Estas supernovas foram apelidadas de supernovas "super-Chandrasekhar".
Agora Richard Scalzo da Universidade de Yale, como parte de uma colaboração de físicos americanos e franceses com o nome de NSF (Nearby Supernova Factory), mediu a massa da anã branca que resultou numa destas raras supernovas, chamada SN 2007if, e confirmou que excede o limite de Chandrasekhar. Também descobriram que esta supernova incomum não só tinha uma massa central, como também uma concha de material que foi expelido durante a explosão, e um invólucro de material pré-existente. A equipe espera que esta descoberta forneça um modelo estrutural a partir do qual se entenda melhor outras supernovas supermassivas.
Usando telescópios no Chile, Hawaii e Califórnia, a equipe foi capaz de medir a massa da estrela central, da concha e do invólucro individualmente, providenciando a primeira prova conclusiva de que o próprio sistema estelar realmente ultrapassou o limite de Chandrasekhar. Eles descobriram que a própria estrela parece ter tido uma massa 2,1 vezes a do Sol (+/- 10%), o que a coloca bem acima do limite.
A medição das massas de todas as partes do sistema solar fornece aos físicos mais informações sobre a evolução do sistema; um processo que é atualmente pouco conhecido. "Nós não sabemos muito sobre as estrelas que se transformam nestas supernovas. Queremos saber mais sobre que tipo de estrelas eram, e como se formaram e evoluíram ao longo do tempo," disse Scalzo. 
A supernova SN2007if pode ter resultado da fusão de duas anãs brancas, em vez da explosão de um única anã branca.
Os teóricos estão analisando como estrelas com massa acima do limite de Chandrasekhar, que é baseado num modelo estelar simplificado, podem existir sem colapsar sobre o seu próprio peso. De qualquer modo, uma subclasse de supernovas dirigidas por uma física mais exótica pode ter um efeito mais dramático no modo como os cosmólogos as usam para medir a expansão do Universo.
"As supernovas são usadas para fazer afirmações sobre o destino do Universo e da nossa teoria da gravidade," afirma Scalzo.
A mudança no conhecimento sobre as supernovas, pode impactar significativamente as teorias referentes à evolução do Universo.
Fonte: Universidade de Yale

Nenhum comentário:

Postar um comentário