domingo, 18 de abril de 2010

Buracos negros podem matar galáxias

Um estudo realizado por um grupo de astrônomos e apresentado no Royal Astronomical Society National Astronomy Meeting, em Glasgow, no Reino Unido, indica que buracos negros podem matar galáxias ao modificar a temperatura de gases considerados essenciais. De acordo com a pesquisa, pelo menos um terço dos grandes aglomerados de estrelas têm no seu centro um buraco negro supermassivo que emite uma quantidade de energia pelo menos 10 bilhões mais poderosa que o Sol durante 1 bilhão de anos.
© NASA (ilustração de um buraco negro)
Essa energia faz com que os gases aqueçam e até saiam da galáxia. Como gases frios são necessários para a formação de novas estrelas, o buraco negro faz com que sobrem majoritariamente velhas estrelas vermelhas, em vez de novas azuis, e decrete a morte daquela galáxia.
A pesquisa indica que os buracos negros, ao lado da colisão de galáxias, podem ser responsáveis pela maioria das galáxias vermelhas. Ainda não foi comprovado que os buracos negros são os principais responsáveis pela morte dessas estruturas, mas eles são os primeiros suspeitos.
Os astrônomos compilaram uma gama de atividades cósmicas registradas tanto pelo telescópio Chandra, que registrou os raios-X emitidos pelos buracos negros, assim como imagens do Hubble, que gravou imagens das galáxias que os abrigam. Pesquisas anteriores com instrumentos menos precisos eram incapazes de registrar fontes distantes e fracas como fazem esses dois telescópios. A equipe utilizou registros de corpos a 13 bilhões de anos-luz.
Fonte: New Scientist

Nenhum comentário:

Postar um comentário