quinta-feira, 20 de maio de 2010

Estudos sugerem um novo tipo de supernova

Dois estudos publicados na revista Nature sugerem a existência de um novo tipo de supernova (grande explosão estelar).
Até hoje dois tipos de supernova foram descritos. O primeiro (tipo Ia) é resultado de uma explosão termonuclear de uma anã branca (estrela velha e morta). O segundo tipo de supernova (tipo II) surge quando o combustível nuclear de uma estrela jovem e maciça implode sobre seu próprio peso.
supernova de kepler 
© Chandra/Hubble/Spitzer (supernova de Kepler)
Os pesquisadores analisaram as supernovas SN 2005E e SN 2005cz. Ao inspecionar SN 2005 E, um grupo de pesquisadores, liderado por Hagai Perets, do Instituto Weizmann de Ciência (Israel), notou que a quantidade de material espalhado pela supernova é muito pequena para ter sido originada por uma estrela jovem. Além disso, dizem os pesquisadores, SN 2005E encontra-se longe de locais de nascimento de estrelas, sugerindo que é uma estrela mais velha (tipo Ia).
Avaliando uma supernova muito parecida, chamada SN 2005cz, outro grupo chegou a conclusão oposta. A equipe, liderada por Koji Kawabata,da Universidade de Hiroshima (Japão), disse que as propriedades da supernova são mais bem explicadas assumindo-se que se trata de uma estrela pouco maciça que se encontra no espectro de estrelas maciças que explodem (mais próximo do tipo II).
Segundo Kawabata, a estrela que deu origem à supernova representaria um caso extremo entre estrelas que explodem (gerando supernovas) e estrelas que não explodem.
As inconsistências nas propriedades dessas supernovas parecem indicar a existênciade de um terceiro tipo de supernova, com propriedades diferentes.
O estudo de supernovas é importante porque praticamente todos os elementos químicos do Universo são produzidos nesse tipo de eventos estelares. A descoberta de um novo tipo de supernova provê uma nova visão de como os elementos químicos são reciclados no Universo.
Fonte: Nature

Nenhum comentário:

Postar um comentário