sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sonda da NASA revela estrela em fuga

A Nasa (agência espacial norte-americana) divulgou imagens da sonda Wise mostrando a estrela Menkhib, uma das mais brilhantes da constelação de Perseu. A estrela, exibida na parte superior esquerda da imagem, próximo a uma nuvem vermelha de poeira, está cercada pela nebulosa Califórnia, na diagonal da imagem.
estrela menkhib
© NASA (estrela Menkhib na constelação de Perseu) 
Menkhib é uma das estrelas mais quentes visíveis à noite no céu. Sua temperatura de superfície é seis vezes maior que a temperatura do Sol. Devido a sua alta temperatura, a estrela apresenta uma cor entre azul e branca.
A estrela também possui 40 vezes a massa do Sol e emite 330 mil vezes sua quantidade de luz. A estrela está a cerca de 1.800 anos-luz da Terra.
Trata-se de uma estrela fugitiva, cujo vento estelar cria uma onda de choque. Essa onda de choque aquece a poeira cósmica nas imediações da estrela (área vermelha na parte superior esquerda) e é detectada pela sonda infravermelha Wise.
A sonda Wise ("Wide-field Infrared Survey Explorer" ou "Explorador para Pesquisa com Infravermelho em Campo Amplo" em tradução livre) começou a transmitir imagens no dia 14 de janeiro deste ano. A missão deve ser encerrada em outubro, quando o combustível que alimenta seus instrumentos deve acabar.
Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário