quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Terra e a Lua vistas de Mercúrio

Como a Terra e a Lua são vistas do planeta Mercúrio?
Terra e Lua vistas da sonda Messenger
© NASA (Terra e Lua vistas da sonda Messenger)
A sonda Messenger, lançada pela NASA em 2004, captou a imagem da Terra com a Lua ao seu redor, à aproximadamente três meses atrás, durante sua incursão ao planeta Mercúrio. A sonda Messenger está programada para entrar em órbita ao redor do planeta mais íntimo do Sol em março de 2011.
Através do planeta Mercúrio, a Terra e a Lua se aparecerão sempre como círculos pequenos, iluminados pela luz solar refletida em suas superfícies, e nunca mostrarão uma fase crescente.
Fonte: NASA e Cosmo Novas

3 comentários:

  1. É impossível que esta foto seja a terra com a lua. Ora, sabemos que a terra é aproximadamente 50 vezes maior do que a Lua e a distancia entre os dois astros é de aprox. 384.000 Km. Também que o diâmetro da Terra é de aproximadamente 12.750 Km. Então vejamos: quase 400 mil kms de distância, mas na imagem, se recortamos a figura da terra e colocarmos no meio das duas, a imagem preenche o espaço e ainda sobra. Como ser isso possível, se a Terra tem apenas 12 mil Km de diâmetro e a distancia entre as duas e 400 mil Km? O mesmo se dá com o tamanho? Se recortamos as duas figuras e fizermos a sobreposição, a Terra abrigará 8 vezes a Lua. Como, se o tamanho da Terra é aproximadamente4 50 vezes mais?

    Perdoe-me, mas esta imagem não corresponde. É um erro grave afirmar tal coisa

    ResponderExcluir
  2. A imagem mostra claramente que a Terra é maior que a Lua. O diâmetro da Terra é 3,67 vezes maior que o diâmetro da Lua; ou seja, quase quatro luas preenchem o espaço ocupado pela Tera. Isto é possível, pois a sonda Messenger tirou esta foto à 183 milhões de quilômetros. Portanto, não há erro nesta imagem.
    Lembrando que, outras imagens da Terra e da Lua juntas já foram obtidas pelo módulo da Apollo 11, pela sonda Mars Express e pela sonda Cassini.
    Outro exemplo, a estrela Sirius A tem um diâmetro 1,7 vezes maior que do Sol, porém à 8,57 anos-luz aparece como um ponto no céu. Como seria a aparência do nosso Sol nesta distância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respondeu muito bem vejo que também entende bem, bom dua Ângelo

      Excluir