quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Choque com lua gigante pode explicar o surgimento dos anéis de Saturno

Os anéis de Saturno podem ter surgido após a colisão entre uma lua gigantesca e a superfície gélida e rochosa do planeta. Esta é a teoria da cientista americana Robin Canup, que apresentou sua tese à Associação Americana de Astronomia. Segundo ela, o choque teria sido forte o suficiente para deslocar um pedaço do manto de Saturno e explicaria por que os anéis são compostos basicamente de água.
a formação dos anéis de saturno
© SPL/BBC News (ilustração da formação dos anés de saturno)
A composição dos anéis de Saturno intriga especialistas há décadas. Mais de 90% da estrutura dos anéis é feita de água e gelo. O resto consiste em pequenas pedras e poeira espacial, que acabam se depositando na região por causa dos constantes choques com micrometeoros.
Em entrevista à rede de notícias BBC, o cientista Carl Murray, um dos astrônomos da missão Cassini, que monitora a sonda que orbita Saturno, disse que a teoria da americana é um pouco confusa, já que o choque com outro satélite depositaria muito mais resíduos de rochas nos anéis.
Atualmente, duas teorias explicam a composição destes anéis. Uma delas afirma que um cometa de gelo poderia ter se 'desmanchado' ao se aproximar de Saturno. A outra aponta que pequenas luas foram sugadas pelo campo gravitacional, acabaram destruídas e passaram a cercar o planeta.
Para Robin Canup, é preciso explorar uma nova alternativa. A cientista afirma que os anéis provavelmente surgiram do choque com um satélite gigantesco, muito maior do que a maioria dos meteoros.
Uma lua gigante, cerca de 10 vezes maior do que os que as teorias atuais propõem, poderia ter modificado o campo energético de Saturno a tal ponto que teria separado a água das rochas. Nesta separação, a água teria se transformado nos anéis e as rochas teriam caído de volta no planeta. Canup espera provar sua teoria até 2017, data em que a sonda Cassini será desativada.
Fonte: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário