quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Exuberante nebulosa de reflexão

A nebulosa Messier 78 (M78) é um bom exemplo de uma nebulosa de reflexão. A radiação ultravioleta emitida pelas estrelas que a iluminam não é suficientemente intensa para ionizar o gás e fazê-lo brilhar, as partículas de poeira refletem simplesmente a radiação estelar que as atinge.
M78
© ESO (nebulosa M78)
Apesar disso, M78 pode ser facilmente observada com um pequeno telescópio, uma vez que é uma das nebulosas de reflexão mais brilhantes no céu, situada a cerca de 1.600 anos-luz de distância na constelação de Órion.
Esta nova imagem de M78 obtida pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros instalado no Observatório de La Silla baseia-se nos dados selecionados por Igor Chekalin, que processou os arquivos brutos de dados coletados pelo instrumento Wide Field Imager e foi a imagem vencedora do concurso dos Tesouros Escondidos. A imagem colorida foi criada a partir de muitas exposições monocromáticas obtidas através de filtros azuis, amarelos/verdes e vermelhos, complementadas com exposições feitas através de um filtro H-alfa, que mostra a radiação refletida pelo gás de hidrogênio brilhante.
O matiz azul observado na imagem é uma representação precisa da cor dominante na nebulosa. Tons de azul são frequentemente observados em nebulosas de reflexão devido ao modo como a radiação estelar é dispersada pelas pequeníssimas partículas de poeira aí contidas: o menor comprimento de onda da radiação azul é dispersado de maneira mais eficiente do que o maior comprimento de onda da radiação vermelha.
Esta imagem possui muitas características interessantes além da nebulosa brilhante. Uma espessa banda de poeira estende-se ao longo de toda a imagem, desde o canto superior esquerdo até ao canto inferior direito, obscurecendo assim a radiação emitida pelas estrelas de fundo. No canto inferior direito são visíveis muitas estruturas estranhas cor de rosa, as quais são criadas por jatos de matéria lançados por estrelas formadas recentemente e que ainda se encontram completamente envolvidas em nuvens de poeira.
A seguir a figura mostra a localização da nebulosa M78.
localização da nebulosa M78
© Cartes du Ciel (localização da nebulosa M78)
Duas estrelas brilhantes, HD 38563A e HD38563B, são as principais forças motoras por trás da M78. No entanto, a nebulosa alberga muito mais estrelas, incluindo uma coleção de cerca de 45 estrelas jovens de pequena massa (com menos de 10 milhões de anos), nas quais os núcleos ainda se encontram demasiadamente frios para se dar início à fusão do hidrogênio, as chamadas estrelas T Tauri. O estudo das estrelas T Tauri torna-se importante no sentido de compreender as fases iniciais da formação estelar, incluindo a formação de sistemas planetários.
Notavelmente, este complexo de nebulosas variou significativamente nos últimos dez anos. Em Fevereiro de 2004 um observador amador experiente, Jay McNeil, obteve uma imagem desta região com um telescópio de 75 mm e ficou surpreendido ao detectar uma nebulosa brilhante, a estrutura proeminente em forma de ventilador situada na parte de baixo desta imagem, onde nada tinha sido observado em imagens anteriores. Este objeto é agora conhecido como Nebulosa  de McNeil e parece ser uma nebulosa de reflexão altamente variável situada em torno de uma estrela jovem.
Fonte: ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário