sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quasar é captado por radiotelescópio gigante

As imagens do quasar 3C196, um buraco negro em uma galáxia distante, foram tiradas em janeiro de 2011 pelo Internacional LOFAR Telescope (ILT).
quasar 3C196
© ASTRON e LOFAR (quasar 3C196)
O LOFAR (Low Frequency Array) é uma rede de radiotelescópios criado para estudar o céu nas frequências mais baixas de rádio acessível a partir da superfície da Terra com uma resolução sem precedentes. Um conjunto de radiotelescópios foi conectado pela primeira vez em vários locais da Europa, criando o maior telescópio do mundo com quase 1000 km de largura.
O telescópio baseado no Reino Unido no Observatório Chilbolton em Hampshire, foi adicionado à rede, e é o telescópio mais ocidental da LOFAR.
quasar 3C196 através do LOFAR
© ASTRON e LOFAR (quasar 3C196 através do LOFAR)
As novas imagens são três vezes mais nítidas do que foi anteriormente possível com LOFAR, melhorando a resolução e sensibilidade. Os sinais dos radiotelescópios do LOFAR na Holanda, França, Alemanha e Reino Unido têm sido combinadas com sucesso no supercomputador BlueGene. A conexão entre o telescópio e o supercomputador Chilbolton exige uma velocidade de internet de 10 gigabits por segundo, mais de 1000 vezes mais rápido que a velocidade de banda larga típica.
As imagens mostram uma região do céu de 15 graus de largura centrado no quasar 3C196. À luz visível, o quasar 3C196 visto através do Telescópio Espacial Hubble parece ser um único ponto. Ao adicionar as estações internacionais, foi possível observar dois pontos brilhantes pincipais.
O LOFAR foi projetado e construído pela ASTRON (Netherlands Institute for Radio Astronomy) na Holanda e atualmente está sendo estendido por toda a Europa. Bem como a cosmologia profunda, LOFAR será usado para monitorar a atividade do Sol, planetas, estudar mais sobre os raios e tempestades geomagnéticas. O LOFAR contribuirá também para o planejamento do radiotelescópio global da próxima geração, a Square Kilometer Array (SKA).
Fonte: Universe Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário