sábado, 2 de abril de 2011

O passado violento do aglomerado M12

A alta concentração de estrelas dentro de aglomerados globulares, como no M12, faz desses objetos belos alvos para lindas fotos. A imagem a seguir foi realizada pelo Telescópio Espacial Hubble das agências NASA e ESA.
M12 
© Hubble (aglomerado globular M12)
O aglomerado globular M12, também catalogado como NGC 6218, localiza-se a aproximadamente 23.000 anos-luz de distância da Terra na constelação de Ophiuchus.
Mas a vida agitada dentro desses aglomerados também faz deles o local para exóticos sistemas estelares binários onde duas estrelas estão unidas em um órbita justa uma ao redor da outra e matéria é transferida de uma estrela para outra emitindo nesse processo radiação em raios-X. Acredita-se que essas binárias de raios-X se formam a partir de contatos imediatos entre as estrelas localizadas em regiões tumultuadas do Universo como os aglomerados globulares, e mesmo no M12 que é considerado um aglomerado disperso para os padrões tradicionais, onde essas binárias têm sido registradas.
Os astrônomos também descobriram que o M12 é o lar de algumas estrelas de baixa massa que eram anteriormente esperadas de serem encontradas. Em estudos recentes, os astrônomos usando o VLT (Very Large Telescope) do ESO (European Southern Observatory) em Cerro Paranal no Chile, mediram o brilho e a cor de mais de 16.000 das 200.000 estrelas do aglomerado. Eles especulam que aproximadamente um milhão de estrelas de baixa massa foram separadas do M12 à medida que o aglomerado globular passou através de uma densa região da Via Láctea, durante sua órbita ao redor do centro galáctico.
Parece que a serenidade dessa visão do M12 é enganadora e o objeto teve um passado violento e perturbador.
Fonte: NASA e ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário