segunda-feira, 4 de julho de 2011

O nascer do Sol na cratera Tycho na Lua

Recentemente, a sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) registrou uma impressionante imagem do nascer do Sol na cratera Tycho na Lua.
imagem do nascer do Sol na cratera Tycho na Lua
© NASA (nascer do Sol na cratera Tycho na Lua)
A cratera Tycho é um alvo muito popular para os astrônomos amadores e está localizada em 43,37°S, 348,68°E e tem aproximadamente 82 quilômetros de diâmetro. O cume do seu pico central se ergue a 2 quilômetros acima do interior da cratera, e esse interior se localiza a aproximadamente 4,7 quilômetros abaixo do anel da cratera. Muitos clastos de tamanho variando de 10 metros até centenas de metros estão expostos nos taludes do pico central.
pico central da cratera Tycho na Lua
© NASA (pico central da cratera Tycho na Lua)
Foram esses distintos afloramentos formados como o resultado de um choque e deformação da rocha à medida que o pico central crescia no interior da cratera? Ou eles representam camadas de rochas pré-existentes que ficaram intactas na superfície? 
As feições observadas na cratera Tycho são tão íngremes e definidas pelo fato dessa cratera ser considerada jovem com relação aos padrões lunares, ela tem somente 110 milhões de anos de vida. Com o passar do tempo, meteoritos irão se chocar com essa região provocando a erosão desses taludes íngremes, transformado-os em montanhas suaves.
Fonte: NASA

4 comentários:

  1. Boa noite.
    Sou professor de Matemática, leigo no que diz respeito a astronomia,mas sempre tive curiosidade de como calcular uma montanha na lua.Comecei a lecionar no oitavo e nono ano e propus um trabalho aos estudantes,como calcular a altura de uma montanha na lua. Estou usando o Virtual Moon atlas, com esse programa percebi que o comprimento da sombra dividido por mais ou menos 6 daria a altura da montanha.Será que estou correto

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa. Este cálculo que você efetuou é aproximado. Para determinar a altura você precisa conhecer o ângulo de incidência dos raios solares que formam a sombra. Já que a sombra é projetada num determinado ângulo, será necessário utilizar o teorema de Pitágoras para determinar a altura. Tendo o ângulo e o comprimento da sombra, aplique a tangente e obtenha o cateto oposto, que é a altura. Verifique, por exemplo, no Virtual Moon Atlas se altura do Mons Piton é de 2,25 km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado pelo Feedback. Outra duvida como consigo saber o comprimento da sombra sem utilizar o moon atlas, na escola onde só tem um telescópio muito simples.
      Será que também posso aplicar semelhança de triângulo, com um triângulo na terra,assim como Tales fez pra saber a altura da piramide, ou vai travar na questão de um estar na terra e outro na lua. Desde já agradesço

      Excluir
    2. José: Sim, mas está em outro astro. Dependendo do telescópio pode ser difícil visualizar a sombra. Uma sugestão: Meça o tamanho aparente da sombra, converta o tamanho aparente de pixels na imagem para quilômetros, corrija o o tamanho aparente da sombra do efeito da curvatura da superfície lunar, determine a altitude do Sol sobre as montanhas no horário em que a imagem foi obtida, aplique o teorema de Pitágoras e obtenha a altura da montanha.

      Excluir