segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Buraco negro absorverá nuvem de gás frio

Com massa de cerca de quatro milhões de sóis, o buraco negro do centro da Via Láctea, Sagittarius A, possui uma força gravitacional tão grande que, no devido tempo, irá consumir tudo que existe na galáxia.

ilustração de um buraco negro

© ESO (ilustração de um buraco negro)

Astrofísicos têm observado nos últimos 20 anos estrelas e outros corpos espaciais girando em torno do buraco negro, mas nunca viram um objeto sendo sugado para dentro dele.
Contudo, novas observações por infravermelho feitas do VLT (Very Large Telescope) do ESO, que fica no norte do Chile, mostraram uma nuvem de gás frio dirigindo-se quase diretamente para o buraco negro a uma velocidade maior do que 1.609 quilômetros por segundo. Parte da nuvem de poeira chegará ao horizonte de eventos do buraco negro, o ponto sem retorno, em 2013.
A enorme gravidade do buraco deve acelerar e comprimir o gás, aquecendo-o de 227 até próximo de 6 milhões de graus Celsius e fazendo com que emita raios-X. Embora os astrofísicos já tenham visto uma emissão de raios-X como essa, eles nunca souberam com certeza o que as produziu.
"Geralmente, nós apenas visualizamos a luz", vinda dos raios-X, afirmou Eliot Quataert, astrônomo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e membro da equipe que publicou as observações na revista Nature.

Porém, dessa vez os astrofísicos compreenderão o que está ocorrendo, por isso, poderão verificar se os raios-X se comportam de acordo com a teoria.

The New York Times

Um comentário: