sexta-feira, 23 de março de 2012

Planetas vagando rapidamente no espaço

Quando há sete anos os astrônomos descobriram uma estrela hiperveloz, que passou pela galáxia a 2,4 milhões quilômetros/hora, surgiu a questão se era possível algo idêntico acontecer com um planeta.

ilustração de um exoplaneta vagando no espaço

© CfA (ilustração de um exoplaneta vagando no espaço)

Desde então já são conhecidas 16 estrelas do gênero e especialistas do centro de Astrofísica do Harvard-Smithsonian e da Universidade de Dartmouth revelam agora que isto é possível, também há planetas passando pela Via Láctea muito rapidamente.
"Esses mundos podem ser os objetos voadores mais rápidos da nossa galáxia", salienta Avi Loeb, um dos autores do estudo. Os planetas podem passar com uma velocidade de 50 milhões quilômetros/hora, cerca de 14 mil quilômetros por segundo. "Além das partículas subatômicas, não conheço nada que seja capaz de abandonar a galáxia tão rápido como fazem estes planetas errantes", salientou Idan Ginsburg, pesquisador da Universidade de Dartmouth.
Tais mundos rápidos são produzidos da mesma maneira como nas estrelas hipervelozes constituintes de um sistema estelar duplo, onde aproximam-se demasiadamente de um buraco negro. As forças gravitacionais fazem com que a união se rompa e uma das estrelas é puxada para o buraco negro.

Fonte: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

Nenhum comentário:

Postar um comentário