segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

No centro da Nebulosa Trífida

Nuvens de gás brilhante se misturam com as linhas de poeira da Nebulosa Trífida, uma região de formação de estrelas localizada na direção da constelação do Arqueiro (Sagittarius).

Nebulosa Trífida

© Subaru/Hubble (Nebulosa Trífida)

No centro, as três proeminentes linhas de poeira que dão o nome de Trífida a essa nebulosa aparecem juntas. Montanhas de poeira opaca aparecem na parte direita da imagem, enquanto que outros filamentos escuros de poeira são visíveis percorrendo toda a nebulosa. Uma única estrela massiva visível no centro gera quase todo o brilho da Trífida. A Trífida, também conhecida como M20, só tem 300.000 anos de vida, fazendo dela uma das jovens nebulosas de emissão conhecida. A nebulosa localiza-se a aproximadamente 9.000 anos-luz de distância da Terra e a parte mostrada na imagem acima se espalha por aproximadamente 10 anos-luz. A imagem acima é uma composição feita com uma imagem obtida pelo telescópio Subaru de 8,2 metros em Terra, com detalhes fornecidos pelo telescópio espacial Hubble com seus 2,4 metros, com dados coloridos fornecidos por Martin Pugh e a montagem e o processamento da imagem realizado por Robert Gendler.

Fonte: NASA

2 comentários:

  1. de que data isso acontece de quantos em quantos isso aparece ?

    ResponderExcluir
  2. Esta nuvem está a cerca de 8 anos-luz de distância da estrela central da nebulosa. Um jato estelar, que são os gases de exaustão, projeta-se das nuvens e tem cerca de 0,75 anos-luz de comprimento. A radiação da estrela central da nebulosa faz o jato brilhar. Portanto, a estrela central gera a emissão do jato durante sua existência.

    ResponderExcluir