sábado, 2 de fevereiro de 2013

Medida exata da massa de buracos negros

Um grupo de cientistas europeus desenvolveu um novo método para determinar com exatidão a massa dos buracos negros localizados no centro das galáxias.

galáxia NGC 4526

© NASA/ESA (galáxia NGC 4526)

O modelo permitiu aos pesquisadores calcularem que o buraco negro situado no núcleo da galáxia NGC 4526, a cerca de 55 milhões de anos luz da Terra, tem uma massa 450 milhões de vezes maior que a do Sol.

Para determinar a massa desse buraco negro, o grupo liderado por Timothy Davis, do Observatório Austral Europeu em Garching, na Alemanha, estudou os efeitos desse corpo celeste nas nuvens de gás molecular que o rodeiam.

Segundo os pesquisadores, é possível usar esse mesmo método para precisar a massa dos buracos negros no centro de muitas das galáxias próximas. Davis e sua equipe desenvolveram modelos que predizem o movimento das nuvens de gás diante da presença ou da ausência de um buraco negro. A partir da mudança de posição dos gases causada pelo buraco negro, é possível calcular sua massa.

Os buracos negros são regiões do espaço com uma concentração de massa tão elevada que seu campo gravitacional não permite que nada escape, nem mesmo a luz, o que dificulta qualquer medição direta de suas propriedades.

"O número de buracos negros que foram medidos com exatidão até agora é pequeno, e os métodos para fazer isso são limitados", argumentaram os cientistas. A estimativa exata da massa dos buracos negros facilitará a compreensão sobre como algumas galáxias se formaram.

As massas dos buracos negros no centro de galáxias guardam uma relação direta com uma série de propriedades das galáxias, o que sugere que ambos poderiam ter evoluído de forma conjunta.

Para fazer o cálculo, foi usada uma nova geração de interferômetros, que medem com maior precisão a luz de galáxias distantes que chega à Terra.

Graças a essa tecnologia, os pesquisadores que usaram, entre outros, o telescópio Alma, localizado no deserto chileno do Atacama, dizem que as medições podem se repetir com um tempo de observação de cerca de 5 horas.

"O uso de gás molecular como referência deve permitir estimar a massa de buracos negros em centenas de galáxias, muito mais do que é possível com as técnicas atuais", afirmaram os cientistas.

Fonte: G1 e Nature

Um comentário:

  1. O buraco negro estelar pode desaparecer e tornar-se galáctico. Esta matéria de seu centro pode girar a uma velocidade que o despedace e o desintegre no horizonte de eventos. Depois de certo tamanho da galáxia planetária.
    O processo de medição da massa de um buraco negro, pelo calor em minha opinião, não é muito confiável, devido a ser um buraco negro desequilibrado, isto é, com muita ejeção de energia pelo horizonte de eventos, é mais quente que outro equilibrado e dá a impressão que é mais massivo. Quando uma galáxia absorve outra ou se choca com outra ou está em formação (quassar) há o desequilíbrio. Isto não pesa o buraco negro, apenas mostra sua força gravitacional. As galáxias próximas ao centro do universo são normalmente equilibradas e não tem jatos de energia enviada ao espaço. Julho-2008. Veja como exemplo a galáxia NGC 1277. Ela deve ser desequilibrada (novembro de 2012). Maiores detalhes no blog: "Olhando o Universo".

    ResponderExcluir