quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Chandra observa planeta eclipsando sua estrela

A imagem abaixo mostra o HD 189733b, o primeiro exoplaneta registrado passando em frente a sua estrela em comprimentos de onda de raios X.

ilustração do sistema HD 189733

© NASA/CXC/M.Weiss (ilustração do sistema HD 189733)

Os observatórios de raios X Chandra da NASA e o XMM-Newton da ESA têm sido usados para observar uma queda na intensidade dos raios X enquanto que o HD 189733b transita sua estrela.

A imagem principal, é na verdade uma concepção artística que mostra o sistema do HD 189733, contendo uma estrela parecida com o Sol sendo orbitada pelo HD 189733b, um exoplaneta com o tamanho semelhante ao do planeta Júpiter. Esse Júpiter Quente está a mais de 30 vezes mais perto da sua estrela do que a Terra está do Sol, e orbita a estrela uma vez a cada 2,2 dias, como pôde ser determinado em observações anteriores. Também, na ilustração está uma estrela companheira vermelha, que foi detectada pela primeira vez em raios X com essas observações. Essa estrela orbita a estrela principal uma vez a cada 3.200 anos.

O quadro destacado contém a imagem feita pelo Chandra, do HD 189733. A fonte no meio é a estrela principal e a fonte na parte inferior direita é a estrela companheira apagada. A fonte na parte inferior da imagem é um objeto de fundo que não está contido no sistema HD 189733.

O exoplaneta propriamente dito, não pode ser observado na imagem do Chandra, já que o trânsito, na verdade envolve medir pequenas quedas na emissão de raios X pela estrela principal. Os autores estimam que a porcentagem de declínio na luz de raios X durante o trânsito é alto em torno de três vezes maior do que a queda correspondente na luz visível. Isso informa que a região que está bloqueando os raios X da estrela é substancialmente maior do que a região que está bloqueando a luz óptica da estrela, ajudando assim a determinar o tamanho da atmosfera do planeta. A extensão da atmosfera determinada a partir dos resultados é mostrada pela luz de cor azul ao redor do planeta. Recentes observações do HD 189733b feitas com o telescópio espacial Hubble têm confirmado que a atmosfera inferior do planeta tem uma cor azul profunda, devido ao preferencial espalhamento da luz azul, causada pelas partículas de silicatos na sua atmosfera.

Por aproximadamente uma década os astrônomos têm conhecimento de que a radiação ultravioleta e raios X da estrela principal no sistema HD 189733 estão evaporando a atmosfera do planeta que orbita a estrela de perto com o passar do tempo. Estima-se que o exoplaneta HD 189733b está perdendo entre 100 milhões e 600 milhões de quilogramas por segundo. Essa taxa é algo entre 25% a 65% maior do que seria se a atmosfera do planeta não fosse extensa.

A uma distância de apenas 63 anos-luz, o exoplaneta HD 189733b é o Júpiter Quente mais próximo da Terra, o que faz dele um alvo preferencial para os astrônomos que querem aprender mais sobre esse tipo de exoplaneta e sobre a atmosfera ao seu redor.

O Chandra foi usado para fazer observações de seis trânsitos pelo HD 189733b e a equipe também usou dados de arquivos do XMM-Newton para um trânsito. Esses resultados serão publicados numa futura edição do The Astrophysical Journal.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário