sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Uma nebulosa ao sul de Órion

Ao sul da grande região de formação de estrelas conhecida como Nebulosa de Órion localiza-se a nebulosa de reflexão azul NGC 1999.

nebulosa NGC 1999

© Adam Block (nebulosa NGC 1999)

Posicionada na borda do complexo de nuvens moleculares de Órion a aproximadamente 1.500 anos-luz de distância, a iluminação da NGC 1999 é devido a estrela variável V380 Orionis mergulhada nessa nebulosa, que é caracterizada por uma marca escura em forma de T próximo ao centro, que só pode ser vista nessa vasta imagem cósmica que se espalha por mais de 10 anos-luz.

A forma escura uma vez foi assumida como sendo uma nuvem de poeira obscurecida onde é possível observar sua silhueta que se destaca contra a nebulosa de reflexão brilhante. As imagens infravermelhas recentes indicam que a forma é provavelmente um buraco gerado pelo vento energético das jovens estrelas. De fato, essa região é repleta de jovens estrelas energéticas que produzem jatos e ventos que criam luminosas ondas de choque. Catalogado como objetos Herbig-Haro (HH) que foram denominados em homenagem aos astrônomos George Herbig e Guillermo Haro, os choques aparecem com brilho vermelho nessa imagem que inclui o HH1 e o HH2 um pouco abaixo da NGC 1999. Os jatos estelares e os ventos empurram o material ao redor com velocidades de centenas de quilômetros por segundo.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário