terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Uma raridade cósmica bizzara

A imagem abaixo realizada pelo do Hubble mostra uma galáxia peculiar conhecida como NGC 660, localizada a aproximadamente 45 milhões de anos-luz de distância de nós.

galáxia NGC 660

© NASA (galáxia NGC 660)

A NGC 660 é classificada como uma galáxia de anel polar, significando que ela possui um cinturão de gás e estrelas ao redor de seu centro que foi arrancado de uma vizinha próxima durante uma colisão ocorrida a um bilhão de anos atrás. A primeira galáxia de anel polar foi observada em 1978 e somente uma dezena mais delas foram descobertas desde então, fazendo delas um tipo de raridade cósmica.

Infelizmente, o anel polar da NGC 660 não pode ser observado nessa imagem, mas existem vários outras características que fazem dessa galáxia um alvo de interesse para os astrônomos; seu bulbo central é estranhamente fora de ordem, talvez mais intrigante é pensar que abriga uma quantidade excepcional de matéria escura. Além disso, no final de 2012, foi observado uma massiva explosão emanando da NGC 660 que foi por volta de dez vezes mais brilhante que a explosão de uma supernova. Acredita-se que essa explosão foi causada por um jato massivo atirado do buraco negro supermassivo localizado no centro da galáxia.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário