quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A nebulosa Cabeça de Cavalo

A nebulosa Cabeça de Cavalo é uma das mais famosas nebulosas no céu. É visível pelo entalhe escuro da nebulosa de emissão vermelha no centro da imagem abaixo.

nebulosa Cabeça de Cavalo

© John Chumack (nebulosa Cabeça de Cavalo)

A nebulosa Cabeça de Cavalo, também denominada Barnard 33, está localizada logo abaixo de Zeta Orionis, estrela que faz parte do cinturão de Órion, situamdo-se a aproximadamente 1.500 anos-luz da Terra. Foi observada pela primeira vez em 1888 por Williamina Fleming através de chapa fotográfica do observatório da Universidade de Harvard.

O brilho vermelho se origina do hidrogênio, gás que predomina por trás da nebulosa, ionizado pela próxima estrela brilhante Sigma Orionis.

A escuridão da Cabeça de Cavalo é causado principalmente por uma poeira espessa e opaca, que se situa em frente ao vermelho brilhante da nebulosa de emissão, tendo uma extensão de 16 anos-luz e uma massa total de 300 massas solares. Como nuvens na atmosfera da Terra, esta nuvem cósmica assumiu uma forma reconhecível por acaso. Depois de muitos milhares de anos, os movimentos internos da nuvem irá alterar a sua aparência. A cor da nebulosa de emissão vermelha é causada por elétrons recombinando com os prótons para formar átomos de hidrogênio. Também visível na parte inferior esquerda da imagem uma nebulosa de reflexão esverdeada NGC 2023 que preferencialmente reflete a luz azul de estrelas próximas.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário