segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Estrelas falhadas próximas poderão ter um planeta

Astronômos, incluindo Yuri Beletsky da Instituição Carnegie, obtiveram medidas precisas do par mais próximo do Sol de estrelas que falharam, o que sugere que o sistema abriga um terceiro objeto com massa planetária.

sistema binário Luhman 16AB

© Gemini Observatory/NSF (sistema binário Luhman 16AB)

Estrelas falhadas são conhecidas como anãs marrons e tem uma massa inferior a 8 % da massa do Sol, e não são grande o suficiente para queimar hidrogênio em seus centros. Este sistema em particular, denominado Luhman 16AB, foi descoberto no início do ano passado e está a apenas 6,6 anos-luz de distância.

Após o anúncio da descoberta, várias equipes de astrônomos, utilizaram uma variedade de telescópios para caracterizar o casal vizinho.

Depois de dois meses de observações e extensa análise de dados, a equipe de Beletsky, liderada por Henri Boffin do Observatório Europeu do Sul (ESO), constatou que ambos os objetos têm uma massa entre 30 e 50 massas de Júpiter. Em comparação, o Sol tem uma massa de cerca de 1.000 massas de Júpiter.

As duas anãs marrons são separadas por cerca de três vezes a distância entre a Terra e o Sol. Em sistemas binários as anãs marrons são gravitacionalmente ligadas, onde uma orbita em torno da outra. Estas duas anãs marrons têm tão pouca massa que elas levam cerca de 20 anos para completar uma órbita.

A equipe utilizou o instrumento FORS2 no Very Large Telescope (VLT) do ESO em Paranal para obter  imagens do par de anãs marrons, detectando pequenos deslocamentos dos dois objetos em sua órbita durante apenas o período de dois meses. Os astrônomos foram capazes de medir as posições das duas anãs marrons com dez vezes mais precisão (milisegundos de arco) do que antes e, assim, detectar até mesmo pequenas perturbações de sua órbita.

Os desvios parecem estar correlacionados  à presença de um acompanhante que perturba o movimento de uma das duas anãs marrons. Esse companheiro é mais provável ser um objeto com massa planetária, que tem um período orbital entre dois meses e um ano.

Outras observações são necessárias para confirmar a existência de um planeta, mas é provável que o sistema binário de anãs marrons mais próximo ao Sol deva ser um sistema triplo!

Um artigo foi submetido ao peíódico Astronomy & Astrophysics.

Fonte: Carnegie Institution of Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário