segunda-feira, 30 de junho de 2014

Hubble olha uma curiosa supernova na galáxia NGC 2441

Esta galáxia espiral brilhante é conhecida como NGC 2441, localizada na constelação do norte de Camelopardalis (A Girafa).

supernova SN 1995e na galáxia NGC 2441

© Hubble (supernova SN 1995e na galáxia NGC 2441)

No entanto, a NGC 2441 não é o único objeto desta nova imagem do Hubble; a galáxia contém uma supernova intrigante chamada SN 1995e, visível como um pequeno ponto no centro aproximado desta imagem.
A supernova SN 1995e, descoberta em 1995, é uma supernova do tipo Ia. Este tipo de supernova é encontrada em sistemas binários, onde uma estrela anã branca arrasta matéria de sua companheira em órbita até que se torne instável e explode violentamente. As anãs brancas tornam-se desequilibradas quando atingem a mesma massa, o que significa que toda a forma de supernovas têm o mesmo brilho intrínseco. Devido a isso, elas são usadas ​​como velas padrão para medir distâncias no Universo.
Mas a SN 1995e pode ser útil em um outro caminho. Observações mais recentes desta supernova sugerem que ela pode exibir um fenômeno conhecido como um eco de luz, onde a luz é dispersa e desviada pela poeira ao longo de nossa linha de visão, fazendo com que pareça um "eco" para o exterior a partir da fonte. Em 2006, o Hubble observou que a SN 1995e estava desaparecendo de uma forma que sugere que a sua luz estava sendo espalhada por um escudo esférico em torno da poeira. Esses ecos podem ser usados para investigar ambos os ambientes em torno de objetos cósmicos, como as supernovas e as características de suas estrelas progenitoras. Se a SN 1995e de fato tem um eco claro, seria o terceiro a ser observado; apenas dois outras supernovas do tipo Ia foram encontrados exibindo ecos de luz (SN1991T e SN1998bu).
A galáxia NGC 2441 foi vista pela primeira vez por Wilhelm Tempel em 1882, um astrônomo alemão com um olho afiado para cometas. Ele observou e documentou cerca de 21 cometas.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário