domingo, 14 de dezembro de 2014

A Galáxia de Andrômeda no visível e infravermelho

Esta notável imagem composta em cores sintéticas foi feita a partir de arquivos em luz visível e dados de imagens de astronomia no infravermelho.

Galáxia de Andrômeda

© Subaru/Hubble/Robert Gendler (Galáxia de Andrômeda)

O campo de visão abrange a Galáxia de Andrômeda (M31), uma espiral massiva a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. Na verdade, com pelo menos duas vezes o diâmetro da nossa própria Via Láctea, Andrômeda é a maior galáxia mais próxima.

A população de jovens estrelas azuis brilhantes de Andrômeda encontra-se ao longo de seus braços em espiral, com o brilho avermelhado, que indica a localização de regiões de formação de estrelas, traçado em dados de luz visível a partir de telescópios espaciais e terrestres.

Porém, os dados de infravermelho do telescópio espacial Spitzer, também misturados diretamente em canais detalhados compostos com cores vermelho e verde, destacam as encaroçadas faixas de poeira aquecidas pelas estrelas jovens enquanto elas se abarrotam mais perto do núcleo da galáxia. De outra forma invisível em comprimentos de onda ópticos, a poeira quente assume tons de laranja.

Duas galáxias companheiras menores, M110 (abaixo) e M32 (acima), também estão incluídas na imagem.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário