sábado, 7 de fevereiro de 2015

A nebulosa Fantasma de Júpiter

Hoje está fazendo 230 anos da descoberta da nebulosa Fantasma de Júpiter.

NGC 3242

© XMM-Newton/Hubble (NGC 3242)

Esta nebulosa foi descoberta no dia 7 de Fevereiro de 1785 pelo astrônomo e compositor britânico, nascido na Alemanha, William Herschel.

Usando dois telescópios espaciais, os astrônomos captaram esta impressionante imagem da nebulosa  Fantasma de Júpiter, devido à sua aparência similar com o planeta gigante gasoso.

A nebulosa Fantasma de Júpiter, também conhecida como NGC 3242, é uma nebulosa planetária localizada na constelação de Hydra, localizada aproximadamente a 1.400 anos-luz de distância da Terra.

Em pequenos telescópios ela se mostra com um brilho azulado pálido. A magnitude total da nebulosa é 9, a estrela central, com uma magnitude de 11,4 possui uma temperatura de 90.000 Kelvin, e seu brilho é equivalente à 1.000 sóis.

A nova imagem composta revela como os ventos lançados pela estrela central, uma anã branca, estão formando a estrutura de dupla concha da nebulosa.

O brilho azul preenchendo a bolha interna representa a emissão de raios X do gás quente, aquecido a mais de 2 milhões graus pelo choque gerado pelo rápido vento estelar, que é soprado a cerca de 2.400 km/s contra o ambiente gasoso.

O brilho verde marca a concentração de gás mais frio visto na luz óptica por meio da emissão de oxigênio, revelando a borda da concha interna em contraste com o gás mais difuso que marca a concha externa.

As duas estruturas em forma de chama, visíveis em vermelho na parte superior direita e na parte inferior esquerda da bolha mais interna, são pacotes de gás ainda mais frio, visto também na luz óptica através da emissão de nitrogênio.

Fonte: ESA & NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário