sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Arp 87: fusão de galáxias vista pelo Hubble

Esta dança é mortal.


© Hubble (Arp 87)

Ao longo do tempo, estas duas galáxias duelam entre si, unindo-as e formando uma ponte cósmica de estrelas, gases e poeira que se espalham por 75.000 anos-luz.
A ponte propriamente dita é uma forte evidência de que estes dois sistemas estelares imensos passaram perto uma do outra e experimentaram violentas marés induzidas pela mútua gravidade.
Como evidência adicional, a galáxia espiral de frente à direita, também conhecida como NGC 3808A, exibe muitos aglomerados de estrelas azuis jovens produzidas devido a um surto de formação estelar.
A galáxia retorcida NGC 3808B à esquerda que se mostra perfilada e parece estar enrolada pelo material da ponte de galáxias e envolvida por um curioso anel polar.
Juntas, o par de galáxias desse sistema foi catalogado formalmente como Arp 87. Estas galáxias foram classificadas morfologicamente como peculiares.
Estas interações se alongam por bilhões de anos, em repetidas passagens que resultarão na morte de uma das galáxias, sendo que apenas uma galáxia eventualmente irá sobreviver. Embora este cenário possa parecer peculiar, as fusões de galáxias são fenômenos relativamente comuns, onde o Arp 87 representa um exemplo de uma fase deste processo inevitável.
O par Arp 87 está localizado a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação do Leão. Uma outra galáxia visível em destaque nesta imagem, abaixo e à esquerda, não está envolvida nesse processo pois está bem mais distante e não interfere no sistema Arp 87.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário