domingo, 2 de outubro de 2016

A despedida da sonda Rosetta

Depois de seguir de perto o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko por 786 dias, à medida que ele passeava ao redor do Sol, o impacto controlado da sonda Rosetta com a superfície do cometa foi confirmado pela perda de sinal da sonda no dia 30 de Setembro de 2016.

cometa 67P Churyumov-Gerasimenko

© ESA/Rosetta (cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko)

A imagem acima de alta resolução obtida durante a descida, mostra a bela paisagem do cometa. A cena se espalha por mais de 600 metros e foi registrada quando a sonda Rosetta estava a cerca de 16 quilômetros da superfície do cometa.

A descida da sonda Rosetta no cometa representou o fim da fase operacional de uma das missões mais espetaculares da exploração espacial. A Rosetta lançou o módulo Philae que pousou na superfície de um dos mundos mais primordiais do Sistema Solar e testemunhou em primeira mão como o cometa muda quando está sujeito ao aumento da intensidade da radiação do Sol.

A decisão de terminar a missão na superfície é um resultado da órbita do cometa que agora começará a ficar apagado à medida que chegará além da órbita de Júpiter, onde a a energia solar não será suficiente para que a sonda se mantenha operacional. Os operadores da missão enfrentaram problemas de comunicação com a sonda quando ela passou perto do Sol em 13 de Agosto de 2015, e o alinhamento entre a Rosetta e a Terra era cada vez mais difícil.

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko estará brevemente de volta em nossa vizinhança, pois possui um período de 6,44 anos.

Outras informações acesse o blog Cometas.

Fonte: NASA & ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário