terça-feira, 15 de novembro de 2016

Os tons da Nebulosa da Pequena Joia

O telescópio espacial Hubble da NASA/ESA já tinha imaginado NGC 6818 antes, mas deu outra olhada nesta nebulosa planetária, com uma nova mistura de filtros de cores, para exibi-la em toda sua beleza. Ao exibir seus impressionantes tons de turquesa e quartzo rosa nesta imagem, a NGC 6818 faz jus ao seu nome popular: Nebulosa da Pequena Joia.

NGC 6818

© Hubble/Judy Schmidt (NGC 6818)

Esta nuvem de gás formada há cerca de 3.500 anos, quando uma estrela como o Sol chegou ao fim de sua vida e ejetou suas camadas externas no espaço. À medida que as camadas de material estelar se espalhavam do núcleo - o remanescente estelar branco no centro da imagem - elas acabavam adquirindo formas incomuns.

A NGC 6818 apresenta filamentos nodosos rosados ​​e duas camadas diferentes de turquesa: uma região interna brilhante e oval envolvida por uma região exterior esférica.

A estrela central tem uma companheira estelar débil a 150 UA (unidades astronômicas) de distância, ou cinco vezes a distância entre o Sol e Netuno. Se ampliar a imagem será possível notar que o ponto branco no centro não é perfeitamente redondo, mas sim dois pontos muito próximos.

Com um diâmetro de pouco mais de meio ano-luz, a própria nebulosa planetária é cerca de 250 vezes maior do que o sistema binário. Mas o material da nebulosa ainda está perto o suficiente de sua estrela progenitora que libera radiação ultravioleta ionizando o gás empoeirado para fazê-lo brilhar.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário