terça-feira, 15 de novembro de 2016

Uma galáxia anã sutil em Coma Berenices

Esta imagem de Hubble mostra NGC 4789A, uma galáxia anã irregular na constelação de Coma Berenices.

NGC 4789A

© Hubble/Judy Schmidt (NGC 4789A)

Ela certamente faz jus ao seu nome, pois as estrelas que constituem esta galáxia estão distribuídas pelo céu aparentemente desordenadas e irregulares, dando a NGC 4789A uma aparência muito mais sutil e abstrata do que suas primas espirais e elípticas.

Estas estrelas podem parecer ter sido aleatoriamente aspergidas no céu, mas todas elas são mantidas juntas pela gravidade. As cores nesta imagem foram deliberadamente exageradas para enfatizar a mistura de estrelas azuis e vermelhas. As estrelas azuis são estrelas brilhantes, quentes e massivas que se formaram recentemente, enquanto as estrelas vermelhas são muito mais antigas. A presença de ambas nos diz que as estrelas têm se formado nesta galáxia ao longo de sua história.

A uma distância de pouco mais de 14 milhões de anos-luz, a NGC 4789A está relativamente perto de nós, o que nos permite ver muitas das estrelas individuais dentro de seus limites. Esta imagem também revela inúmeras outras galáxias, muito mais distantes, que aparecem como formas difusas espalhadas.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário