segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Uma ponte cósmica entre galáxias espirais

Por que existe uma ponte entre essas duas galáxias espirais?

Arp 240

© Chris Kotsiopoulos (Arp 240)

Feita de gás e estrelas, a ponte fornece uma forte evidência de que esses dois imensos sistemas estelares passaram perto uma da outra e experimentaram violentas forças de maré induzidas pela gravidade mútua. O par de galáxias é conhecido como Arp 240, mas individualmente como NGC 5257 e NGC 5258.

A modelagem computacional e a idade dos aglomerados de estrelas indicam que as duas galáxias completaram uma primeira passagem perto de si há apenas 250 milhões de anos. As forças de marés gravitacionais não apenas puxaram a matéria, mas também comprimiram o gás e causaram a formação de estrelas em ambas as galáxias e na ponte incomum.

As fusões galácticas são processos comuns, o par de galáxias Arp 240 representa um instantâneo de uma breve fase desse processo inevitável. O par de galáxias Arp 240 está situado a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância da Terra, e pode ser visto com um pequeno telescópio apontado na direção da constelação de Virgem. As repetidas passagens devem resultar em uma fusão com o surgimento de uma única galáxia combinada.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário