segunda-feira, 1 de maio de 2017

Uma confabulação cósmica

Esta imagem da Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble mostra uma galáxia espiral NGC 5917, talvez mais conhecida por suas intrigantes interações com sua vizinha galáxia MCG-01-39-003, não visível aqui, mas localizada na parte inferior direita da imagem.

NGC 5917

© Hubble (NGC 5917)

A massa é muitas vezes confundida com o peso, mas eles são coisas muito diferentes. A massa é a própria substância de um objeto e é algo que sempre se tem, não importa a localização. Se você voar para a Lua e experimentar condições de baixa gravidade, sua massa não mudou nada. O que realmente mudou é o seu peso, porque o peso é uma força causada pela atração gravitacional de outro corpo massivo. A gravidade é como os objetos com massa "conversam" uns com os outros. As pessoas pesam menos na Lua, mas não porque tenham perdido qualquer massa corporal; a massa da Lua é menor que a da Terra, então exerce uma atração gravitacional menor sobre elas.

Entender o que é a massa é vital quando se trata de compreender por que os objetos se comportam da maneira que fazem no espaço. Sem massa atuando através da gravidade, os planetas não orbitariam o Sol, e as galáxias não interagiriam como a NGC 5917 faz com sua vizinha. As interações galácticas podem levar a efeitos muito interessantes. As galáxias podem roubar massa, na forma de estrelas, poeira e gás, umas das outras, distorcer e entortar a forma uma da outra, ou acionar ondas imensas de nova formação estelar. Às vezes, duas galáxias interagem tão fortemente que elas acabam colidindo e se fundindo completamente. Infelizmente, se a NGC 5917 estiver destinada a se fundir com sua vizinha celestial, isso acontecerá muito longe no futuro para que possamos desfrutar do espetáculo.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário