domingo, 18 de junho de 2017

O nascimento de uma estrela bebê gigante

Uma equipe de pesquisa internacional usou o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) para determinar como o fluxo de gás enigmático é lançado de uma enorme estrela bebê.

ejeção de gás da protoestrela massiva Orion KL Source I

© ALMA (ejeção de gás da protoestrela massiva Orion KL Source I)

A protoestrela massiva está no centro e é cercada por um disco de gás (vermelho). A saída de gás bipolar é ejetada da protoestrela (azul).

Os astrônomos observaram a estrela bebê e obtiveram nítida evidência de rotação na saída. O movimento e a forma do fluxo de saída indicam que a interação das forças centrífugas e magnéticas em um disco em torno da estrela desempenha um papel crucial no grito de nascimento da estrela.

As estrelas são formadas por gás e poeira flutuando no espaço interestelar. Mas, os astrônomos ainda não compreendem completamente como é possível formar as estrelas massivas vistas no espaço. Uma questão fundamental é a rotação do gás. A nuvem primordial gira lentamente no estágio inicial e a rotação se torna mais rápida à medida que a nuvem diminui devido à gravidade. As estrelas formadas em tal processo devem ter uma rotação muito rápida, mas este não é o caso. As estrelas observadas no Universo rodam mais devagar.

Como o momento de rotação se dissipa? Um cenário possível envolve o gás que emana das estrelas bebê. Se o fluxo de saída de gás funcionar, ele pode levar o momento rotativo para longe do sistema. Os astrônomos tentaram detectar a rotação de saída para testar este cenário e entender o mecanismo de lançamento. Em alguns casos, foram encontradas assinaturas de rotação, mas foi difícil de resolver de forma clara, especialmente em torno de estrelas bebê massivas.

A equipe de astrônomos liderada por Tomoya Hirota, professora assistente do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) e SOKENDAI (Universidade de Pós-Graduação em Estudos Avançados) observou uma enorme estrela bebê chamada Orion KL Source I na famosa Nebulosa de Órion, localizada a 1.400 anos-luz de distância da Terra. A Nebulosa de Órion é a região de formação de estrelas massivas mais próxima da Terra.

As novas observações do ALMA ilustram lindamente a rotação de saída, na mesma direção que o disco de gás em torno da estrela. Isso apóia fortemente a ideia de que o fluxo de saída desempenha um papel importante na dissipação da energia rotacional.

Além disso, o ALMA mostra claramente que o fluxo de saída é lançado não da vizinhança da própria estrela bebê, mas sim da borda externa do disco. Esta morfologia concorda bem com o "modelo de vento de disco magnetocentrifugal". Neste modelo, o gás no disco rotativo move-se para fora devido à força centrífuga e depois se move para cima ao longo das linhas do campo magnético para formar saídas. Embora observações anteriores com o ALMA tenham encontrado evidências favoráveis em torno de uma protoestrela de baixa massa, houve poucas evidências convincentes em torno de protoestrelas massivas porque a maioria das regiões formadoras destas estrelas são bastante distantes e difíceis de investigar em detalhes.

As ondas submilimétricas são uma ferramenta de diagnóstico única para a região mais profunda do fluxo de saída para detectar a rotação.

O ALMA também imaginou a rotação de um jato de gás a partir de um protoestrela de baixa massa. Por favor, leia estas informações em: Detectada faixa de poeira escura equatorial em disco de protoestrela.

Estes resultados foram publicados na revista Nature Astronomy.

Fonte: National Astronomical Observatory of Japan

Nenhum comentário:

Postar um comentário