segunda-feira, 5 de junho de 2017

O rodopio de duas anãs marrons

Esta série de pontos com diferentes distâncias entre eles mostra o rodopio lento de duas anãs marrons.

oscilação das anãs marrons do sistema Luhman 16AB

© Hubble (oscilação das anãs marrons do sistema Luhman 16AB)

A imagem é uma sequência de 12 imagens feitas ao longo de três anos com o telescópio espacial Hubble. Usando astrometria de alta precisão, uma equipe liderada por astrônomos italianos rastreou os dois componentes do sistema enquanto eles se moviam juntos pelo céu.

O sistema observado, Luhman 16AB, está apenas a cerca de seis anos-luz de distância e é o terceiro sistema estelar mais próximo da Terra, depois do sistema estelar triplo Alpha Centauri e Estrela de Barnard. Apesar de sua proximidade, Luhman 16AB só foi descoberto em 2013 pelo astrônomo Kevin Luhman. As duas anãs marrons que compõem o sistema, Luhman 16A e Luhman 16B, se orbitam a uma distância de apenas três vezes a distância entre a Terra e o Sol, e estas observações são uma vitrine para a precisão e alta resolução do Hubble.

Os astrônomos que usaram o Hubble para estudar Luhman 16AB não só estavam interessados ​​na valsa das duas anãs marrons, mas também estavam procurando por um terceiro parceiro invisível. As observações anteriores com o Very Large Telescope (VLT) do ESO indicaram a presença de um exoplaneta no sistema. A equipe queria verificar esta afirmação, analisando o movimento das anãs marrons em grande detalhe durante um longo período de tempo, mas os dados do Hubble mostraram que as duas anãs marrons estão realmente sozinhas, sem perturbar um companheiro planetário massivo.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário