domingo, 4 de junho de 2017

Órion: o Cinturão e as Nebulosas da Chama e da Cabeça de Cavalo

O que rodeia as célebres estrelas do Cinturão de Órion?

Cinturão de Órion e as Nebulosas da Chama e da Cabeça de Cavalo

© Rogelio Bernal Andreo (Cinturão de Órion e as Nebulosas da Chama e da Cabeça de Cavalo)

Uma exposição profunda mostra tudo, desde a nebulosa escura até os aglomerados de estrelas, todos embutidos em um remendo estendido de mechas gasosas no maior complexo de nuvens moleculares de Órion.

As três estrelas mais brilhantes, aparecendo diagonalmente à esquerda da imagem em destaque, são o asterismo de três estrelas famosas que compõem o Cinturão de Órion, as Três Marias: Mintaka, Alnilan e Alnitak.

Logo abaixo de Alnitak, a mais baixa das três estrelas do cinturão, está a Nebulosa da Chama, incandescente com gás de hidrogênio excitado e imersa em filamentos de poeira marrom escuro. Apenas à direita de Alnitak encontra-se a Nebulosa do Cavalo, uma escuridão de poeira densa que talvez tenha a forma mais reconhecida de nebulosas no céu.

Esta nuvem molecular escura, está a cerca de 1.500 anos-luz de distãncia, e é catalogada como Barnard 33 e é vista principalmente porque é retroiluminada pela estrela gigante próxima Sigma Orionis.

A Nebulosa da Cabeça de Cavalo mudará gradualmente a sua aparência nos próximos milhões de anos e, eventualmente, será destruída pela radiação das estrelas de alta energia.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário