segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

A formação de um disco protoplanetário

Aninhado na jovem região de formação estelar Ophiuchus, a 410 anos-luz de distância do Sol, um disco protoplanetário chamado AS 209 está lentamente tomando forma.

AS 209

© ESO/ALMA (AS 209)

Esta bela imagem foi captada com o telescópio de alta resolução ALMA (Atacama Large Millimeter Array) e revela um curioso padrão de anéis e espaços vazios na poeira que circunda a estrela jovem.

Os discos protoplanetários são discos planos em rotação, que se encontram repletos de gás e poeira densos e que rodeiam estrelas recentemente formadas. São os reservatórios da matéria que um dia se transforma em planetas, satélites e outros corpos menores em órbita da respectiva estrela. Com menos de 1 milhão de anos de idade, este sistema é muito jovem, no entanto podemos ver já dois espaços vazios que estão sendo claramente abertos no disco.

O espaço vazio mais exterior é profundo, largo e essencialmente uma zona livre de poeira, o que leva os astrônomos a pensar que um planeta gigante, quase com a mesma massa de Saturno, está orbitando neste lugar, a cerca de 800 minutos-luz da estrela central, o que corresponde a mais de três vezes a distância entre Netuno e o Sol!

À medida que o planeta “limpa” o seu caminho, a poeira acumula-se na periferia exterior da sua órbita, dando origem a anéis muito bem definidos. O espaço vazio mais fino e interior pode ter sido formado por um planeta menor, mas existe a intrigante possibilidade do planeta maior e mais distante ter criado os dois espaços vazios que são vistos na imagem.

Este planeta do tipo de Saturno situado tão distante da estrela central coloca-nos interessantes questões sobre a formação de planetas na periferia de discos protoplanetários em escalas de tempo particularmente curtas.

Fonte: ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário