terça-feira, 27 de março de 2018

O curioso caso de uma supernova rica em cálcio

Esta imagem captada pela Advanced Camera for Surveys (ACS) do telescópio espacial Hubble mostra a galáxia espiral NGC 5714, localizada a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Boötes (o Pastor).

The curious case of calcium-rich supernovae

© Hubble (NGC 5714)

A NGC 5714 é classificada como uma galáxia espiral Sc, mas seus braços espirais são quase impossíveis de serem vistos, já que ela se apresenta em um ângulo quase perfeitamente de lado.

Descoberta por William Herschel em 1787, a NGC 5714 foi anfitriã de um evento raro e fascinante em 2003. Uma débil supernova apareceu a cerca de 8.000 anos-luz abaixo da protuberância central da NGC 5714. As supernovas são as enormes e violentas explosões de estrelas agonizantes. Uma supernova que explodiu na NGC 5714 - não visível nesta imagem - foi classificada como uma supernova Tipo Ib/c e denominada SN 2003dr. Foi particularmente interessante porque seu espectro mostrou fortes assinaturas de cálcio.

As supernovas ricas em cálcio são raras e, portanto, de grande interesse. Os astrônomos ainda tentam explicar estas explosões específicas, já que sua existência representa um desafio tanto observacional quanto para a teoria. Em particular, sua aparência fora das galáxias, sua baixa luminosidade em comparação com outras supernovas, e sua rápida evolução ainda são questões abertas para os pesquisadores.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário