sábado, 24 de março de 2018

Uma ilha empoeirada no Universo

A galáxia NGC 253 é uma das galáxias espirais mais brilhantes visíveis e também uma das mais empoeiradas.

NGC 253

© S. Cancelli/P. Mortfield (NGC 253)

Alguns chamam esta galáxia de Galáxia do Dólar de Prata, devido à sua aparência em pequenos telescópios, ou apenas de Galáxia do Escultor, devido à sua localização na constelação do Sculptor.

A NGC 253 foi descoberta em 1783 pela matemática e astrônoma Caroline Herschel.Esta galáxia localiza-se a cerca de 10 milhões de anos-luz de distância da Terra. Com cerca de 70 mil anos-luz de diâmetro, a NGC 253 é o maior membro do Grupo de Galáxias do Sculptor, o aglomerado de galáxias mais próximo do Grupo Local de Galáxias onde está a Via Láctea.

Além das faixas espirais de poeira, filamentos de poeira podem também ser vistos surgindo do disco galáctico repletos de jovens aglomerados de estrelas e de regiões de formação de estrelas que ficam evidentes nesta imagem. A alta concentração de poeira permite uma agitada formação de estrelas, dando à NGC 253 a designação de uma galáxia de explosão de estrelas.

A NGC 253 também é conhecida por ser uma fonte intensa de raios X e raios gama de alta energia, provavelmente devido ao buraco negro massivo que existe em seu centro.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário