segunda-feira, 16 de abril de 2018

Aproximando-se das origens do Universo

Esta imagem intrigante do telescópio espacial Hubble mostra um enorme aglomerado de galáxias chamado PSZ2 G138.61-10.84, a cerca de seis bilhões de anos-luz de distância.

PSZ2 G138.61-10.84

© Hubble (PSZ2 G138.61-10.84)

As galáxias não estão distribuídas aleatoriamente no espaço, mas sim agregadas em grupos, aglomerados e superaglomerados. Este último se espalha por centenas de milhões de anos-luz e contém bilhões de galáxias.

A Via Láctea, por exemplo, faz parte do Grupo Local, que por sua vez faz parte do gigante Superaglomerado Laniakea. Foi graças ao Hubble que foi possível estudar superestruturas galácticas massivas, como a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis, um gigantesco aglomerado de galáxias que contém bilhões de galáxias e se estende por 10 bilhões de anos-luz, tornando-se a maior estrutura conhecida no Universo.

Esta imagem foi tirada pela Advanced Camera for Surveys e Wide-Field Camera 3 do Hubble como parte de um programa de observação chamado RELICS (Reionization Lensing Cluster Survey). A Relics analisou 41 aglomerados de galáxias com o objetivo de encontrar as galáxias mais distantes para o próximo telescópio espacial James Webb.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário