segunda-feira, 21 de maio de 2018

Um aglomerado de galáxias no superaglomerado Laniakea

À primeira vista, essa imagem no canto inferior esquerdo é dominada pelo brilho vibrante da galáxia espiral. No entanto, esta galáxia está longe de ser o espetáculo mais interessante aqui, atrás dela fica um aglomerado de galáxias.

Between Local and Laniakea

© Hubble (aglomerado de galáxias SDSS J0333+0651)

As galáxias não são distribuídas aleatoriamente no espaço; elas se juntam, reunidas pela ação inflexível da gravidade, para formar grupos e aglomerados. A Via Láctea é um membro do Grupo Local, que faz parte do Aglomerado de Virgem, que por sua vez faz parte do superaglomerado Laniakea, de 100.000 galáxias.

O aglomerado de galáxias visto nesta imagem é conhecido como SDSS J0333+0651. Os aglomerados de galáxias como esse podem ajudar os astrônomos a entender o Universo distante e primitivo. O aglomerado de galáxias SDSS J0333+0651 foi visualizado como parte de um estudo de formação de estrelas em galáxias distantes.

As regiões de formação de estrelas geralmente não são muito grandes, estendendo-se por algumas centenas de anos-luz no máximo, por isso é difícil para os telescópios possuirem resolução à distância. Mesmo usando suas câmeras mais sensíveis e de maior resolução, o telescópio espacial Hubble não consegue ter resolução de regiões estelares muito distantes, então os astrônomos usam um truque cósmico: eles procuram por aglomerados de galáxias, que têm uma influência gravitacional tão imensa que distorcem o espaço-tempo em torno deles. Essa distorção age como uma lente, ampliando a luz das galáxias que ficam muito atrás do aglomerado e produzindo arcos alongados como o que é visto à esquerda do centro dessa imagem.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário