segunda-feira, 14 de maio de 2018

Uma espiral disfarçada

Assemelhando-se a uma vassoura incandescente de feiticeira, a NGC 1032 abre caminho na escuridão silenciosa do espaço nesta imagem do telescópio espacial Hubble.

NGC 1032

© Hubble (NGC 1032)

A NGC 1032 está localizada a cerca de cem milhões de anos-luz de distância na constelação de Cetus (O Monstro do Mar). Embora bonita, esta imagem talvez não faça jus ao verdadeiro apelo estético da galáxia: a NGC 1032 é na verdade uma galáxia espiral espetacular, mas da Terra, o vasto disco de gás, poeira e estrelas da galáxia é visto quase de lado.

Um punhado de outras galáxias pode ser visto à espreita no fundo, espalhado ao redor da estreita faixa da NGC 1032. Muitas são orientadas de frente ou em ângulos inclinados, exibindo seus braços espirais glamourosos e núcleos brilhantes. Tais orientações fornecem uma riqueza de detalhes sobre os braços e seus núcleos, mas entender completamente a estrutura tridimensional de uma galáxia também requer uma visão de perfil. Isso conduz a uma ideia geral de como as estrelas são distribuídas por toda a galáxia e permite a medida da “altura” do disco e o brilhante núcleo cravejado de estrelas.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário