segunda-feira, 21 de maio de 2018

Vista nuvem de hidrogênio ionizado perto da Galáxia do Redemoinho

Uma equipe de pesquisadores liderada por astrônomos da Case Western Reserve University encontrou uma nuvem de gás hidrogênio ionizado nunca vista antes, associada à Galáxia do Redemoinho, também conhecida como M51 e NGC 5194, uma galáxia espiral localizada na constelação de Canes Venatici, a cerca de 26 milhões de anos-luz de distância.

NGC 5194 e NGC 5195

© Hubble (NGC 5194 e NGC 5195)

A descoberta oferece aos astrônomos a oportunidade de visualizar o comportamento de um buraco negro supermassivo e de sua galáxia associada à medida que consome e “recicla” o gás hidrogênio.

São conhecidas algumas nuvens como esta em galáxias distantes, mas não em uma tão próxima daqui. Isso possibilita o estudo de como o gás é ejetado das galáxias e como os buracos negros podem influenciar grandes regiões do espaço ao redor destas galáxias.

Chamado de Nuvem M51, o objeto tem cerca de 81.500 x 24.460 anos-luz de tamanho e está localizado a 104.370 anos-luz ao norte do centro da Galáxia do Redemoinho.

Ele foi descoberto por meio de imagens de campo amplo usando o telescópio Burrell Schmidt no Observatório Nacional de Kitt Peak.

Uma vez identificado o espectro da nuvem, foi possível inferir o quão rápido estava se afastando da Terra, e imediatamente foi verificado que fazia parte da M51, e não algo localizado na Via Láctea.

Os pesquisadores favoreceram os modelos nos quais o gás foi expelido das regiões internas do sistema M51 devido aos ventos de explosão de estrelas e foi subsequentemente ionizado por choques ou um Núcleo Ativo de Galáxia (AGN) de desvanecimento.

Este último cenário levanta a intrigante possibilidade de que a M51 possa ser o exemplo mais próximo de uma nebulosa fóssil de AGN ou eco de luz, semelhante ao famoso "Hanny's Voorwerp" no sistema IC 2497.

IC 2497 e Hanny's Voorwerp

© Hubble/Galaxy Zoo Team (IC 2497 e Hanny's Voorwerp)

A descoberta foi relatada no periódico Astrophysical Journal Letters.

Fonte: Case Western Reserve University

Nenhum comentário:

Postar um comentário