segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Uma galáxia com um coração brilhante

Esta imagem mostra a galáxia espiral não barrada NGC 5033, localizada a cerca de 40 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Canes Venatici (Os Cães de Caça).

A galaxy with a bright heart

© Hubble (NGC 5033)

A galáxia é semelhante em tamanho à nossa própria galáxia, a Via Láctea, com pouco mais de 100.000 anos-luz de diâmetro. Como na Via Láctea, os braços espirais da NGC 5033 são pontilhados de regiões azuis, indicando a formação contínua de estrelas. As manchas azuis abrigam estrelas jovens e quentes no processo de formação, enquanto as estrelas mais antigas, mais frias, povoam o centro da galáxia, fazendo com que ela pareça mais avermelhada.

Em contraste com a Via Láctea, a NGC 5033 não possui uma barra central. Em vez disso, ela tem um núcleo brilhante e energético chamado núcleo galáctico ativo, que é abastecido por um buraco negro supermassivo. Este núcleo ativo dá a classificação de uma galáxia Seyfert. Devido à atividade contínua, o núcleo da NGC 5033 brilha em todo o espectro eletromagnético. Esta energia liberada mostra que o buraco negro central está atualmente devorando estrelas, poeira e gás chegando perto dele. Quando esta matéria cai no buraco negro supermassivo, irradia-se em muitos comprimentos de onda diferentes.

Embora sua proximidade relativa à Terra o torne um alvo ideal para o astrônomo profissional estudar seu núcleo ativo com mais detalhes, seu grande tamanho aparente no céu noturno e seu brilho também o tornam um belo alvo para os astrônomos amadores.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário