segunda-feira, 1 de julho de 2019

O prelúdio de novas estrelas numa galáxia espiral

Esta imagem do telescópio espacial Hubble mostra bolsões brilhantes e coloridos de formação estelar florescendo como rosas em uma galáxia espiral chamada NGC 972.


© Hubble (NGC 972)

O brilho laranja-rosa é criado quando o gás hidrogênio reage à luz intensa que flui para fora das estrelas recém-nascidas próximas. Estas manchas brilhantes podem ser vistas aqui em meio a fluxos escuros e emaranhados de poeira cósmica.

Os astrônomos procuram estes sinais reveladores de formação de estrelas quando estudam as galáxias em todo o cosmos, pois as taxas de formação de estrelas oferecem pistas importantes sobre como estas coleções colossais de gás e poeira evoluíram ao longo do tempo. Novas gerações de estrelas contribuem com forças e fatores mais amplos que moldam as galáxias por todo o Universo, tais como gravidade, radiação, matéria ordinária e matéria escura.

O astrônomo alemão-britânico William Herschel é creditado com a descoberta da NGC 972 em 1784. Desde então, os astrônomos mediram sua distância, encontrando-a a pouco menos de 70 milhões de anos-luz da Terra.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário