segunda-feira, 19 de agosto de 2019

A morte de uma estrela

Esta imagem obtida com o telescópio espacial Hubble, mostra uma cena escura e sombria na constelação de Gêmeos.


© Hubble (NGC 2371 e NGC 2372)

O tema desta imagem confundiu os astrônomos quando foi estudado pela primeira vez, ao invés de ser classificado como um único objeto, ele foi registrado como dois objetos, devido à sua estrutura simétrica, conhecida como NGC 2371 e NGC 2372, embora às vezes referida em conjunto como NGC 2371/2.

Estes dois lóbulos são visíveis no canto superior esquerdo e inferior direito da imagem, e juntos formam uma nebulosa planetária. Apesar do nome, tais nebulosas não têm nada a ver com planetas; a NGC 2371/2 foi formada quando uma estrela parecida com o Sol chegou ao fim de sua vida e explodiu suas camadas externas, derramando o material constituinte e empurrando-o para o espaço, deixando apenas um remanescente superaquecido para trás. Este remanescente é visível como a estrela de cor laranja no centro da imagem, situando perfeitamente entre os dois lóbulos.

A estrutura desta região é complexa. Ela é preenchida com densos nós de gás, jatos rápidos que parecem estar mudando de direção ao longo do tempo e expandindo nuvens de material que fluem para fora em lados diametralmente opostos da estrela remanescente. As manchas desta cena cósmica brilham intensamente quando a estrela remanescente emite radiação energética que excita o gás dentro destas regiões, fazendo com que ela acenda. Este panorama continuará mudando nos próximos milhares de anos; eventualmente os lóbulos nodosos se dissiparão completamente, e a estrela remanescente esfriará e escurecerá para formar uma anã branca.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário