domingo, 22 de dezembro de 2019

Nova classe de estrelas em sistemas de raios X

Foi descoberto de que a massa em sistemas de estrelas triplas assume as características das estrelas receptoras antes que a massa seja realmente transferida.


© CfA/Niels Bohr Institute/Sophie Schroeder (simulação dinâmica de sistema triplo)

Esta descoberta pode permitir que os cientistas reexaminem os sistemas estelares binários previamente rotulados em busca de evidências de uma terceira companheira.

Os cientistas já sabiam que a transferência de massa de uma estrela para outra é um dos processos mais importantes da astronomia, porque produz eventos que liberam enormes quantidades de energia, desde supernovas do tipo Ia até a fusão de buracos negros.

O aconteceria se uma estrela transferisse massa para um par de estrelas?

A astrônoma Rosanne Di Stefano, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), sugere que o fluxo de massa é semelhante ao fluxo de água através de uma torneira. "A estrela doadora de massa assume uma forma de gota de lágrima, preenchendo seu 'Lóbulo de Roche' e transferindo massa através de uma pequena região chamada ponto L1," disse Di Stefano. "O Lóbulo de Roche e o ponto L1 fornecem uma base matemática para calcular exatamente o que acontece com a massa transferida em um binário em que a gravidade e a rotação influenciam o fluxo da matéria".

O Lóbulo de Roche é a região do espaço ao redor de uma estrela em um sistema binário na qual material orbital é gravitacionalmente vinculado a esta estrela. Se a expansão estelar ultrapassa o seu lóbulo de Roche, o material fora do lóbulo cairá na outra estrela.

Embora a base de conhecimento para sistemas estelares binários seja ampla e crescente, nosso entendimento da transferência de massa em sistemas de estrela tripla é mais limitado. Observações astronômicas estabeleceram que os sistemas de estrelas triplas são comuns e até dominantes entre a população de estrelas conhecidas de alta massa.

"Em sistemas estelares triplo, em vez de uma posição fixa em relação às estrelas em rotação, como vemos nos sistemas binários, o ponto L1 executa uma órbita sobre uma superfície tridimensional, e a forma do Lóbulo de Roche pulsa periodicamente moda," disse Di Stefano.

O acompanhamento revelou que a pulsação também teve o efeito de aumentar a taxa de fluxo de massa, com um resultado impressionante para observadores exigentes. "Se o binário interno consiste em restos estelares, a alta taxa de fluxo de massa pode tornar estes sistemas entre as fontes de raios X mais brilhantes nas populações galácticas. Mas o que é realmente empolgante é que esta nova capacidade de identificar sistemas triplos em raios X pode nos permitir descobrir que alguns sistemas anteriormente considerados binários de raios X são na verdade uma nova classe de sistema estelar: um sistema triplo de raios X com transferência de massa da estrela externa para um binário interno, " complementou Di Stefano.

O trabalho foi publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

Nenhum comentário:

Postar um comentário