segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Catálogo com abundância de galáxias

Este objeto brilhante, algo parecido com uma bolha, conforme observado pelo telescópio espacial Hubble, é uma galáxia chamada NGC 1803.


© Hubble (NGC 1803)

Esta galáxia está localizada a cerca de 200 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pictor.

A NGC 1803 foi descoberta em 1834 pelo astrônomo John Herschel. O seu pai William e sua tia Caroline fizeram enormes contribuições para o campo da astronomia, e seus legados permanecem até hoje. William Herschel catalogou sistematicamente muitos dos objetos que viu no céu noturno, nomeou muitas luas no Sistema Solar, descobriram radiação infravermelha e muito mais. Caroline Herschel descobriu vários cometas e nebulosas. John pegou esse catálogo de objetos do céu noturno e o retrabalhou e expandiu em seu Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados de Estrelas. Essa foi a base do sistema de catalogação ainda hoje usado pelos astrônomos (o Novo Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados de Estrelas de Dreyer ou o Novo Catálogo Geral, abreviado).

Isso dá origem aos nomes NGC atribuídos a um grande número de galáxias, incluindo a NGC 1803. Esta galáxia é parte de um par galáctico. Foi descrito por Dreyer como sendo “fraco, pequeno e redondo”, e localizado próximo a uma estrela muito brilhante no sudeste. Esta estrela é de fato a galáxia lenticular PGC 16720, não visível nesta imagem.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário