As galáxias se apresentam no Universo em diversas formas e tamanhos, com a maior parte delas classificadas como elípticas ou espirais. Contudo, algumas delas caem em categorias conhecidas como irregulares, como a UGC 9128.
© Hubble (galáxia anã UGC 9128)
A UGC 9128 é uma galáxia anã irregular, que significa não possuir uma forma definida, ela provavelmente contém somente uma centena de milhões de estrelas – muito menos estrelas do que é encontrado por exemplo em grandes galáxias espirais como a Via Láctea. As galáxias anãs são importantes para entender como o Universo tem evoluído e são quase que definidas como os blocos de construção galáctica, pelo fato das galáxias crescerem a partir da fusão de pequenas outras galáxias.
Recentemente os astrônomos estão tentando descobrir se as galáxias anãs contêm um halo similar e uma estrutura de disco parecida com as galáxias maiores, onde estrelas mais velhas são encontradas em um halo esferoidal estendido, com um disco plano sendo o lar de estrelas mais jovens. As observações da UGC 9128 indicam que elas contêm um halo similar e uma estrutura de disco.
A UGC 9128, localiza-se a aproximadamente 8 milhões de anos-luz de distância, o que significa que ela é parte do Grupo Local de mais de 30 galáxias próximas e ela é encontrada na constelação de Boötes (O Vaqueiro). Apesar da sua distância relativamente próxima, ela é muito apagada e somente foi descoberta no século XX. A imagem do Hubble identifica claramente a população estelar da galáxia e também mostra muito mais distantes galáxias no plano de fundo.
Fonte: ESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário