terça-feira, 8 de abril de 2025

A atração gravitacional mútua entre duas galáxias

Esta imagem mostra as galáxias NGC 3169 e NGC 3166.

© Rafael Sampaio (NGC 3169 e NGC 3166)

Localizada a aproximadamente 75 milhões de anos-luz de distância na constelação de Sextans, a NGC 3169 é uma impressionante galáxia espiral passando por uma interação gravitacional com sua vizinha, a NGC 3166. 

Este encontro cósmico resultou em distorções dramáticas de sua estrutura espiral, estendendo delicadas correntes de maré e plumas estelares que sugerem as imensas forças em jogo. 

Uma das características mais cativantes da NGC 3169 são suas caudas de maré arrebatadoras, remanescentes de sua interação contínua. Estas estruturas alongadas contam a história de como as galáxias evoluem e se remodelam ao longo do tempo, impulsionadas por sua atração gravitacional mútua. As faixas escuras de poeira, iluminadas pelo brilho suave da luz das estrelas, tecem através do núcleo da galáxia, aumentando sua rica complexidade. 

Outro detalhe intrigante é que a NGC 3169 também hospeda um núcleo galáctico ativo, que se acredita abrigar um buraco negro supermassivo. Esta usina de energia emite radiação em vários comprimentos de onda, de rádio a raios X, tornando-se um objeto fascinante para estudo. 

Esta imagem foi efetuada com aproximadamente 62 horas de exposição, captando a beleza crua da evolução galáctica em ação, mostrando o equilíbrio fino entre estrutura e caos no cosmos. 

Fonte: NASA