sábado, 17 de junho de 2017

Explorando o berçário estelar da Nebulosa de Órion

Astrônomos lançaram uma imagem de um vasto filamento de gás formador de estrelas, a 1.200 anos-luz de distância, no berçário estelar da Nebulosa de Órion.

Nebulosa de Órion

© Dunlap Institute/GBT/WISE (Nebulosa de Órion)

A imagem mostra moléculas de amônia dentro de um filamento longo de 50 anos-luz detectado através de observações de rádio feitas com o telescópio Robert C. Byrd Green Bank (GBT) em West Virginia. Esta imagem da Nebulosa de Órion, um objeto familiar para os astrônomos amadores e profissionais, foi tomada em conjunto com o telescópio Wide-field Infrared Survey Explore (WISE) da NASA. Nesta imagem composta combinando observações em rádio pelo GBT e infravermelho pelo WISE, o filamento de moléculas de amônia aparece em vermelho e o gás da Nebulosa de Órion em azul.

"Nós ainda não entendemos em detalhes como grandes nuvens de gás em nossa Galaxia se colapsam para formar novas estrelas," diz Rachel Friesen, colaboradora do Dunlap Institute for Astronomy & Astrophysics da Universidade de Toronto, no Canadá.

A imagem acompanha o primeiro lançamento dos resultados da Green Bank Ammonia Survey (GAS).

"O amoníaco é um excelente rastreador de gás denso e formador de estrelas, e estes grandes mapas de amônia nos permitirão rastrear os movimentos e a temperatura do gás mais denso. Isso é fundamental para avaliar se nuvens e filamentos de gás são estáveis, ou está passando por um colapso no caminho para formar novas estrelas," diz Friesen.

O objetivo do GAS é pesquisar todas as principais regiões próximas de formação de estrelas na metade norte do Gould Belt, um anel de estrelas jovens e nuvens de gás que circundam todo o céu e atravessam a constelação de Órion. A primeira versão de dados do GAS inclui observações de quatro nuvens Gould Belt: B18 na constelação Taurus, NGC 1333 em Perseus, L1688 em Ophiuchus e Orion A North em Órion.

A pesquisa eventualmente fornecerá uma imagem mais clara sobre uma maior porção do céu das temperaturas e movimentos de gás dentro destes viveiros dinâmicos estelares.

Os resultados da Green Bank Ammonia Survey foram publicados no Journal Astrophysical.

Fonte: Dunlap Institute for Astronomy & Astrophysics

Nenhum comentário:

Postar um comentário