quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Designação definitiva do cometa interestelar

No final de agosto, um cometa interestelar passeando pelo nosso Sistema Solar foi descoberto pelo astrônomo amador ucraniano Gennady Borisov, no dia 30 do mês passado.


© Observatório Gemini (2I/Borisov)

Sua descoberta chamou a atenção do Minor Planet Center (MPC), que deu ao corpo celeste um nome provisório de C/2019 Q4 (Borisov). Agora, o cometa acaba de ganhar da União Astronômica Internacional (IAU) um nome definitivo: 2I/Borisov.

De acordo com a publicação da IAU feita ontem, a primeira parte do nome do objeto é 2I devido ao fato de ser oficialmente o segundo objeto interestelar a ser descoberto em nosso Sistema Solar. E o Borisov indica o nome de quem o descobriu. Além disso, o 2I/Borisov deve se aproximar do Sol em 7 de dezembro e, entre os meses de dezembro e janeiro, o cometa estará mais brilhante na região sul do céu. O periélio do 2I/Borisov o levará a uma distância de 2 UA (Unidade Astronômica) do Sol, sendo que 1 UA é a distância média entre a Terra e o Sol. Depois disso, sairá do nosso Sistema Solar para sempre.

Dos milhares de cometas descobertos até agora, nenhum deles tem uma órbita tão hiperbólica quanto a do 2I/Borisov, de acordo com as novas observações. Encontrar este cometa apenas dois anos após a descoberta do 1I/'Oumuamua, o primeiro objeto interestelar encontrado, significa que objetos interestelares passeando por aqui podem, na verdade, ser bem numerosos, o suficiente para nos fornecer uma nova maneira de investigar processos em sistemas planetários além do nosso. Por isso, os astrônomos estão animados em estudar o objeto e otimistas sobre a oportunidade de observá-lo em grandes detalhes.

Fonte: International Astronomical Union

Nenhum comentário:

Postar um comentário