quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Descoberta atmosfera de carbono em estrela de nêutrons

Uma estrela de nêutrons descoberta em 1999 intrigava os pesquisadores por suas estranhas características.
Agora, com dados do observatório de Raios-X Chandra, cientistas conseguiram explicar porque, aparentemente, ela não emitia nenhuma pulsação: tudo culpa de uma fina atmosfera de carbono, que faz com que as emissões sejam constantes e não variem com a rotação do astro.
New analysis of an extraordinarily deep Chandra image of Cassiopeia A shows that this supernova remnant accelerates electrons to enormous energies. The blue, wispy arcs reveal the acceleration is taking place in an expanding shock wave generated by the explosion that destroyed the progenitor star. This acceleration is close to the theoretical limit and provides strong evidence that supernova remnants are key sites for generating cosmic rays, mysterious high-energy particles that bombard the Earth.
© NASA
Localizada na constelação de Cassiopeia, a estrela de nêutrons está a 10 mil anos luz da Terra. Ela fica no meio dos restos da explosão de uma estrela de grande massa, uma estrutura com cerca de 14 anos-luz de largura.
As propriedades dessa atmosfera de carbono são bastante peculiares. Ela tem apenas dez centímetros de espessura, uma densidade similar ao diamante e pressão de mais de dez vezes aquela encontrada no centro da Terra.
Na imagem do Chandra (complementada com uma ilustração da estrela), os raios-X de baixa energia são representados pela cor vermelha, os de média energia pela cor verde e os de alta energia pela cor azul.
Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário